Seguidores

Recados

Calendário

A pressão é inimiga da compreeñsão

Postado por Núcleo de Doutrina Umbandista Luz do Oriente segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É impressionante a pressa que alguns médiuns iniciantes tem, em mal entrar em um Terreiro de Umbanda, e já “sair incorporando”.
Entendemos a pressa do médium em “começar a fazer a caridade”, mas é fundamental que se entenda que não é somente “dando incorporação” que a caridade é feita. Além do mais, se este for mesmo o tipo de mediunidade da pessoa, há que se esperar e se certificar de inúmeros fatores antes de “colocar o médium para dar consulta”.
É claro que cabe ao Dirigente, explicar e orientar que tudo tem seu tempo e sua hora, que o desenvolvimento mediúnico não ocorre exatamente igual com todos... mas muitas pessoas ficam dizendo que antes de entrar para o Terreiro incorporavam “por nada”, no trabalho, na escola, lendo, etc., praticamente exigindo ou “culpando” o Terreiro por não estar incorporando agora.
Por que isto acontece? Simples. Enquanto o médium não entra para uma corrente, a sua mediunidade fica absolutamente sem disciplina e sem doutrina, a partir do momento que ingressa, que passa a fazer parte da corrente de um Terreiro, tanto médium quanto entidades passarão por um processo de adaptação e aprendizado, que visa disciplinar tanto um quanto outro. Além do mais, como ter certeza que era realmente incorporação e não simples animismo, ou descontrole emocional e nervoso?
É fundamental esse tempo, para que todas as orientações possam ser absorvidas e compreendidas.
Apressar qualquer processo de desenvolvimento mediúnico, querer queimar etapas, que se existem, são importantes, é certamente colocar em risco todo o processo.
Lições que deveriam ser absorvidas, são apenas ultrapassadas, sem a devida confirmação de aprendizado.
Precipitar o processo pode acarretar em desânimo e frustação no futuro, pode transformar um bom médium num embusteiro, num vaidoso e talvez até fazendo com que se desvie do caminho, culpando a Umbanda pela incompetência do Dirigente em explicar e orientar e do médium em esperar.
Além do mais, quando isto acontece é justamente para se ver a determinação do médium, se ele realmente deseja fazer caridade, ser umbandista, ou está apenas empolgado.
Portanto lembrem-se, quando tratamos de desenvolvimento mediúnico falamos em processo, onde a pressa é inimiga da compreensão e, conseqüentemente, da evolução.

1 Responses to A pressão é inimiga da compreeñsão

  1. isso é verdade , há pessoas que no primeiro dia que se entra em um terreiro já querem incorporar.
    Eu já acho isso errado , a pessoa tem que ter o estudo ou em outras palavras saber o que ela esta fazendo.

     

Postar um comentário